Loja

Mostrando 1–12 de 96 resultados

    A atividade policial nas sociedades modernas

    Temas abordados: Qual a função da polícia nas sociedades modernas? Como a maior parte da população vê a ação policial? Como os próprios policiais se percebem no contexto social. Qual a consciência que possuem da sua atividade? Em que medida a atividade policial pode contribuir para o aprimoramento do processo educacional brasileiro?

  • Padrão

    A atividade policial nas sociedades modernas

    Leia mais
  • A corrupção no poder judiciário

    Temas abordados: Fala-se muito ultimamente na corrupção do legislativo e do executivo, mas é preciso tratar também da corrupção do judiciário, das propinas que recebem juízes corruptos, da morosidade dos processos com fins de favorecimento de partes interessadas. É preciso, pois, passar em revista todo o sistema de punição, de encarceramento, a condição dos presídios etc.

  • Padrão

    A corrupção no poder judiciário

    Leia mais
  • A criança e o adolescente (C)

    Temas abordados: Como as crianças e os adolescentes eram tratados na antiguidade e na modernidade até o século XVIII. Com o advento dos direitos humanos, eles adquirem também o estatuto de serem sujeitos de direitos. A tradição da proteção e a da autodeterminação das crianças e adolescentes. O papel do estado e o das famílias na educação das crianças e adolescentes.

  • Padrão

    A criança e o adolescente (C)

    Leia mais
  • A criança e o adolescente (O)

    Temas abordados: Como as crianças e os adolescentes eram tratados na antiguidade e na modernidade até o século XVIII. Com o advento dos direitos humanos, eles adquirem também o estatuto de serem sujeitos de direitos. A tradição da proteção e a da autodeterminação das crianças e adolescentes. O papel do estado e o das famílias na educação das crianças e adolescentes.

  • Padrão

    A criança e o adolescente (O)

    Leia mais
  • A criança e o adolescente (P)

    Temas abordados: Como as crianças e os adolescentes eram tratados na antiguidade e na modernidade até o século XVIII. Com o advento dos direitos humanos, eles adquirem também o estatuto de serem sujeitos de direitos. A tradição da proteção e a da autodeterminação das crianças e adolescentes. O papel do estado e o das famílias na educação das crianças e adolescentes.

  • Padrão

    A criança e o adolescente (P)

    Leia mais
  • A democracia após a Comissão Nacional da Verdade

    O objetivo do curso é compreender o contexto histórico e o impacto dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV, 2012-2014) no atual cenário político. Utilizaremos o recorte histórico da democracia desde a transição até o impeachment da presidente Dilma Roussef. Uma forte marca deste período foi a frágil garantia de efetivação dos direitos e o constante acionamento de estados de exceção, os quais têm sido autorizados por uma estrutura jurídico política com forte legado autoritário da ditadura civil militar (1964-1985). A partir do estudo da experimentação das políticas de memória e do direito à verdade, focaremos no choque entre os coletivos e a timidez das políticas de Estado para experimentar uma análise da situação política.

  • Padrão

    A democracia após a Comissão Nacional da Verdade

    Leia mais
  • A experiência do Diretor / Roteirista no Cinema

    Tema abordado: Relação e embate das funções criativas de roteiro e direção centradas numa mesma pessoa no campo do cinema. Relato das experiências dos filmes CORPO e SUPER NADA.

  • Padrão

    A experiência do Diretor / Roteirista no Cinema

    Leia mais
  • A explicação científica

    Temas abordados: Um dos principais objetivos da ciência é apresentar explicações satisfatórias para os mais variados fenômenos do mundo. De forma introdutória, neste curso serão examinados diferentes modelos de explicação científica e alguns exemplos típicos de sua aplicação. Em particular, serão consideradas as questões que dizem respeito ao papel desempenhado pelas leis, aos modos de argumentação utilizados e às condições básicas para que uma explicação científica seja adequada.

  • Padrão

    A explicação científica

    Leia mais
  • A filosofia como fonte de inspiração (C 1 – Pinheiros – São Paulo)

    A filosofia e seus conceitos geralmente foram usados para questionar ou explicar o modo como os homens se portam no mundo. Raramente se pensa que ela também, ao fazê-lo, inspira novos modos de pensar. É o que acontece com a literatura. Sem falar de autores que foram, ao mesmo tempo, filósofos e escritores de obras de ficção (Voltaire, Diderot, Sartre etc.) Muitos autores “usaram” a filosofia em sua literatura. É o caso de Machado de Assis, Thomas Mann, Marcel Proust, Robert Musil, Jorge Luis Borges etc. A filosofia serviria como então como “fonte de inspiração”?

    Curso de 4 sessões de 100 minutos/semana

    Local: Avenida Faria Lima, 1226, 1º andar, Estação Faria Lima do Metrô, Bairro de Pinheiros, São Paulo-SP.

    Professor:  Márcio Suzuki, da área de Estética do departamento de filosofia da USP e autor, dentre outros, de “A forma e o sentimento do mundo”.

    Data e horário:

  • Padrão

    A filosofia como fonte de inspiração (C 1 – Pinheiros – São Paulo)

    R$290,00
    Comprar
  • A força da opinião pública no processo eleitoral

    Temas abordados: O que é a opinião pública? Qual a diferença entre as opiniões dos particulares e a opinião pública? Existe mesmo essa força que denominamos assim e que aparece sempre como um fantasma a assustar todos os governantes e a todos os candidatos ao governo? Se encaminharmos a discussão sobre a opinião e a opinião pública como julgamento, o foco das atenções tomará um outro viés. Todas as pessoas têm opiniões, o que significa que estão o tempo todo emitindo juízos de valor sobre as pessoas e sobre os comportamentos destas. Ocorre que elas podem julgar bem ou fazerem um julgamento equivocado. É pois no julgamento que está a chave para a compreensão do fenômeno da opinião pública, considerado por muitos como o 4º poder, ao lado do executivo, do legislativo e do judiciário. Como as pessoas podem ser induzidas a emitirem julgamentos falsos ou mesmo a acreditarem em mentiras, nas chamadas fake news?

  • Padrão

    A força da opinião pública no processo eleitoral

    Leia mais
  • A grande imprensa (C)

    O rádio, os jornais impressos e a televisão. Em que sentido esta grande imprensa pode ser considerada o quarto poder na esfera política? Como a grande imprensa ainda se mantém na era contemporânea, na qual convive com as redes sociais e outros meios de comunicação proporcionados pela Internet? A relação da grande imprensa com o poder político. A relação da grande imprensa com as grandes empresas. A relação da grande imprensa com o povo em geral.

  • Padrão

    A grande imprensa (C)

    Leia mais
  • A grande imprensa (O)

    O rádio, os jornais impressos e a televisão. Em que sentido esta grande imprensa pode ser considerada o quarto poder na esfera política? Como a grande imprensa ainda se mantém na era contemporânea, na qual convive com as redes sociais e outros meios de comunicação proporcionados pela Internet? A relação da grande imprensa com o poder político. A relação da grande imprensa com as grandes empresas. A relação da grande imprensa com o povo em geral.

  • Padrão

    A grande imprensa (O)

    Leia mais

Mostrando 1–12 de 96 resultados